Biden garante que seleção dos EUA está pronta para Copa do Mundo

208
0
Share:

Do Terra

Os Estados Unidos estão “prontos para disputar” a Copa do Mundo do Brasil, afirmou nesta segunda-feira o vice-presidente americano, Joe Biden, que assistirá ao menos uma partida de sua seleção no Mundial.

“Os Estados Unidos estão progredindo no futebol”, destacou Biden no departamento de Estado em Washington, onde a taça do Mundial fez sua primeira parada no giro global antes de chegar ao Brasil.

“O mundo precisa saber: estamos prontos para jogar”, assinalou o vice-presidente, lembrando que apesar de não ser um “esporte historicamente nosso”, o futebol já é praticado por 25 milhões de pessoas – 80% jovens – nos Estados Unidos, onde é chamado de “soccer”.

Segundo o vice-presidente, estas crianças serão “jogadores e torcedores (de futebol) no futuro”.

Biden destacou que a Copa do Mundo é como um “choque elétrico em todo o planeta”, e agradeceu os organizadores do torneio por “trazer o troféu aos Estados Unidos”, que gostaria de ver retornando ao país “em breve nas mãos dos nosso jogadores” campeões.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado, John Kerry, e de antigos jogadores da seleção americana, como Cobi Jones e Julie Foudy.

“Os atletas podem ser os melhores embaixadores” de um país e no passado já produziram “progressos diplomáticos” para os EUA, disse Kerry.

Biden viajará ao Brasil para assistir a seleção americana na Copa do Mundo, que começará no dia 12 de junho.

O vice dos EUA assistirá ao menos uma partida da seleção americana no Mundial, mas a data e o adversário ainda não foram informados.

Os Estados Unidos integram o Grupo G do Mundial, com as seleções de Gana, Alemanha e Portugal.

Os americanos farão sua estreia na Copa do Mundo no dia 16 de junho, contra Gana, em Natal, e em 22 de junho enfrentarão a equipe de Portugal, em Manaus.

A terceira e última partida dos EUA na fase de grupos ocorrerá no dia 26 de junho, em Recife, contra a Alemanha.

 

Share: