Setor financeiro do Irã enfrenta novas sanções dos EUA

174
0
Share:

WASHINGTON (BDCi) — O presidente Barack Obama assinou um decreto reforçando novamente as sanções contra o Irã por seu programa nuclear, em particular bloqueando “qualquer bem ou participação em ativos do governo iraniano” nos Estados Unidos, anunciou a Casa Branca nesta segunda-feira (6).

Este decreto atinge principalmente o setor financeiro iraniano, incluindo o banco central e “toda instituição financeira” no país, e promove a entrada em vigor de sanções já previstas na lei de financiamento do Pentágono que Obama havia promulgado em 31 de dezembro.

“Decidi que as sanções adicionais são justificadas, particularmente à luz das práticas fraudulentas do banco central do Irã e outros bancos iranianos para ocultar as transações das partes sancionadas”, escreveu Obama em uma mensagem ao Congresso.

O presidente também criticou o Irã pela suposta lavagem de dinheiro e pelo que considerou de “risco permanente e inaceitável que as atividades do Irã representam para o sistema financeiro internacional”.

A decisão de Obama ocorre em um momento em que ele insiste que a série de duras sanções americanas e européias estão exercendo um efeito “sem precedentes” contra o Irã, mas que causam uma ansiedade crescente em Israel, que considera que as sanções não suspenderão o controverso programa nuclear de Teerã “a tempo”.

“Estas medidas destacam a determinação da administração (Obama) para que o regime iraniano responda por seu fracasso na hora de respeitar suas obrigações internacionais”, disse mais cedo o Departamento do Tesouro Americano.

“O novo decreto publicado hoje insiste novamente sobre a mensagem enviada pela administração Obama ao governo iraniano: deverá enfrentar uma pressão econômica e diplomática cada vez mais forte até que responda às inquietações justificadas em relação à natureza de seu programa nuclear”, acrescentou o Departamento doTesouro.

Por: Josi Chevalier

Editada por: Mariana Knabben

Fonte: AFP/G1

Fotos: darkpolitricks.com/hapblog.com

09 de Fevereiro de 2012

10:50 a.m. PST

Share:

Leave a reply