Sling Training ajuda no condicionamento de atletas

114
0
Share:

SÃO PAULO (BDCi) — Criado pelo médico alemão Hannspeter “Hape” Meier, o Sling Training foi introduzido no Brasil em 2009 pelo fisioterapeuta Cornell Coezijn, também da Alemanha. Com o intuito de promover a troca de experiências entre profissionais brasileiros e europeus, foi fundada a Sociedade de Sling Training do Brasil (SSTB). Que busca difundir o método no país através de cursos voltados para estudantes e profissionais das áreas de fisioterapia e educacão física.

O Sling Training é um conceito revolucionário na área de fisioterapia, capaz de trabalhar todas as partes do corpo. Com ele pode-se agir de forma muito eficaz nas cadeias musculares funcionais e no caso de uma redução da sensibilidade motora. O método consiste no uso de cordas para a realização de movimentos específicos, supervisionados por um profissional especializado.

As cordas são presas no teto, e o praticante faz exercicios usando duas alças, ora com as mãos ora com os pés. Ele pode ser praticado em pé, sentado, deitado, de costa e até de cabeça pra abaixo. O aparelho trabalha com a própria instabilidade, provocando uma vibracão que atinge os músculos mais profundos, chamados de estabilizadores. Normalmente não se atinge esta musculatura mais interna com os exercícios convencionais. O método promete amenizar problemas na coluna, além de fortalecimento muscular e equílibrio das articulacões, o que resulta em menos desgaste, diminuindo o risco de lesão. Em pouco tempo chega-se a um resultado excelente, o que é impossível com outras aparelhagens.

O Sling Trainer é indicado principalmente em caso de reabilitações, dores pós-cirúrgicas ou lesões, e também para atividades esportivas de alto nível (melhora condicionamento e previne lesões). O método não possui restrições, qualquer um pode utilizá-lo de idosos a crianças, pois trabalha no limite de cada pessoa, sempre respeitando a dor e desconforto em cada posição.

O Sling Training pode ser utilizado como uma atividade complementar, unindo- se a práticas como musculação, pilates, yoga e corrida. É possível treinar em casa, na academia ou ao ar livre, pois o Sling Trainer é facilmente transportável.

Por: Juliana Povoação
Editada por: Janete Weinstein
Fonte: Sling Training Brasil – Globo Esporte
Foto: Google
13 de fevereiro de 2012
12:35 p.m. PST

Share:

Leave a reply