Suprema Corte Americana aprova polêmica lei de imigração

127
0
Share:

WASHINGTON — A Suprema Corte americana declarou nesta segunda-feira constitucional que a polícia do Estado do Arizona (sudoeste) possa verificar a documentação de uma pessoa suspeita de ser imigrante ilegal, uma medida sem precedentes a qual o governo de Barack Obama se opunha.
A Corte decidiu, no entanto, invalidar outras três disposições da lei conhecida como SB 1070, que provocou um forte debate sobre os direitos dos estados e do governo federal.
Em que pese a aprovação desse item polêmico da lei estadual, a Suprema Corte, na verdade, anulou a maioria das cláusulas.

A lei SB1070 do Arizona foi promulgada pela governadora republicana Jan Brewer em abril de 2010, enfrentando a oposição dos grupos pró-imigrantes.

A decisão da Suprema Corte, de acordo com analistas, terá repercussões eleitorais, além de afetar as outras leis estaduais inspiradas na SB1070.

O debate sobre o que fazer com aproximadamente 11 milhões de imigrantes ilegais nos EUA alimenta a disputa eleitoral, numa conjuntura em que os votantes hispânicos ganham importância ainda mais decisiva em Estados fundamentais para a vitória, como Nevada, Flórida e Colorado.

O caso da SB1070 chegou à Suprema Corte porque a governadora Brewer impugnou a decisão de outros tribunais, que vetaram as partes mais polêmicas da lei estadual.

Fonte EFE E FRANCE PRESSE Folha de São Paulo
Foto Publicidade

Share:

Leave a reply