Temporal na Espanha mata 7 e causa grandes danos

170
0
Share:

ESPANHA (BDCi) — Pelo menos sete pessoas morreram na Andaluzia e em Múrcia, no sul e no sudeste da Espanha, e centenas tiveram que ser evacuadas pelas fortes chuvas, que causaram grandes danos, entre eles o desabamento de duas pontes.
Das vítimas, quatro foram registradas na Andaluzia, nas províncias de Almería e Málaga, e três em Múrcia, na área de Lorca e Puerto Lumbreras.

Em Almería, foram encontrados os corpos de um homem e uma mulher em um veículo e, além disso, um idoso que aparentemente sofria do coração morreu enquanto era transferido em helicóptero e uma mulher se afogou depois que um rio transbordou.
Em Múrcia, uma das vítimas foi uma menina de nove anos que viajava junto com outras duas pessoas, uma delas seu irmão, também menor, em um veículo que foi surpreendido por uma tromba d’água.

O segundo falecido em Múrcia, um homem de 65 anos, foi encontrado morto em seu veículo. A terceira vítima nesta província foi um motorista arrastado pela água quando cruzava um canal.
Além das vítimas, as chuvas causaram danos em várias estradas destas regiões. A ponte da rodovia A7 que une as localidades murcianas de Lorca e Puerto Lumbreras afundou nesta tarde.

A queda de outra ponte obrigou o corte total em ambos sentidos da estrada de pedágio AP-7 em sua passagem pelo município almeriense de Vera.
A rede ferroviária também foi afetada por acúmulo de água em trechos de Sevilha e Málaga e o voo Barcelona-Málaga da primeira hora da manhã teve que ser desviado a Sevilha (cidade) pelas más condições meteorológicas.

A Agência Estatal de Meteorologia ativou o alerta vermelho (risco máximo) na província de Málaga por causa das chuvas previstas durante o dia, assim como nas províncias de Granada, Sevilha, Almeria e Córdoba. As fortes chuvas interromperam o fornecimento de energia elétrica em várias localidades.

O governo regional da Andaluzia ativou o Plano Provincial de Emergências depois da inundação de parte de um hospital da província de Almeria e preparou a evacuação dos pacientes diante da possibilidade de ter que transferi-los para outro hospital.
O temporal afeta outras 24 províncias do leste da Espanha, especialmente o litoral mediterrâneo e está previsto que continue até este sábado.

Por: Ubiratã Farias
Fonte: g1.globo.com
Foto: clickmonteiro.com.br
Data: 28 de setembro de 2012, 05h10 p.m. PST

Share:

Leave a reply