Tornados matam 17 pessoas nos Estados Unidos

786
0
Share:

De Zero Hora

Tornados que afetam o sul e sudoeste dos Estados Unidos mataram pelo menos 17 pessoas nos Estados do Arkansas e Oklahoma.

O Departamento de Gestão de Emergências do Arkansas informou que 15 pessoas morreram em consequência dos tornados, enquanto um funcionário da Agência de Gestão de Emergências de Oklahoma anunciou a morte de duas pessoas no Estado.

Equipes de emergência trabalhavam nos escombros de algumas cidades afetadas em busca de sobreviventes. A previsão meteorológica adverte para a formação de novos tornados.

— Agora tudo é um caos — disse James Firestone, prefeito da cidade de Velonia, Arkansas, ao canal CNN.

— O centro da cidade parece ter sido completamente nivelado. Há poucos prédios parcialmente de pé, as tubulações de gás estão com grandes vazamentos. Tivemos algumas baixas — afirmou.

Firestone informou que a polícia e os bombeiros de cidades próximas, assim como oficiais da Guarda Nacional, seguiam para Velonia.

Imagens exibidas pelo canal local THV11 mostraram carros virados, casas destruídas e muitos escombros.

“Foi uma noite realmente terrível para muitas famílias, moradores e comunidades, mas os cidadãos do Arkansas sempre ajudam uns aos outros na recuperação”, escreveu o governador do Estado, Mike Beebe, no Twitter.

Em Oklahoma, um tornado afetou a localidade de Quapaw.

— Várias casas e edifícios foram danificados, alguns destruídos — disse à AFP Kali Cain, da Agência de Gestão de Emergências.

Uma unidade do corpo de bombeiros foi destruída e também existem danos na zona norte da localidade.

O Serviço Nacional de Meteorologia advertiu para uma grave ameaça climática, com “alto risco de tempestades elétricas severas e tornados durante a noite e madrugada no sudoeste e centro do Arkansas”.

O restante do Estado do Arkansas e a região sul do Missouri apresentavam riscos moderados.

AFP

Share: