Um dos menores bebês prematuros do mundo recebe alta

165
0
Share:

LOS ANGELES, CA (BDCi) — Melinda Estrela Guido nasceu com 24 semanas de vida, em agosto do ano passado no centro médico da Universidade do Sul da California em Los Angeles (USC). Na época, ela tinha menos de 300 gramas, peso inferior ao de uma lata cheia de refrigerante.

Logo após o nascimento, Melinda foi tratada de uma doença ocular que é comum em bebês prematuros e passou por uma cirurgia para fechar uma artéria. Haydee Ibarra de 22 anos, mãe de Melinda, segurou a filha pela primeira vez após a operação, 3 meses depois do nascimento.

Melinda é o terceiro menor bebê prematuro do mundo e o segundo menor que sobrevive nos Estados Unidos.

A maioria dos bebês prematuros não sobrevive mesmo com cuidados médicos intensivos. Cerca de 7.500 bebês nascem a cada ano nos Estados Unidos pesando menos de 500 gramas e apenas 10% sobrevivem.

Apesar da baixa taxa de sobrevivência, os médicos disseram que Melinda teve muita sorte e não sofreu complicações graves, como sangramento no cérebro por exemplo. Depois de passar seus primeiros 6 meses numa unidade de terapia intensiva neonatal, Melinda cresceu e se desenvolveu satisfatoriamente. Ela está pesando pouco mais de 2 quilos e com isso ganhou o direito de ir pra casa.

Por enquanto os médicos dizem que é muito cedo para saber como ela vai se desenvolver fisicamente, por isso eles vão monitorá-la pelos próximos seis anos. Alheia ao que dizem médicos e os números estatísticos, o que a família mais quer neste momento é levar Melinda pra casa e celebrar o milagre da vida.

Por: Josi Chevalier
Editado por: Janete Weinstein
Fonte: AP
Foto: Damian Dovarganes/AP
20 de Janeiro de 2012
9:33 p.m. PST

Share:

Leave a reply