A utilidade do produto

163
0
Share:

Há algumas frases que ouvimos e adotamos em nosso comportamento; “Você recebe aquilo que a sociedade acha que você merece”, foi uma frase que escutei de um empresário que recentemente descobri que ganhou seus primeiros milhões. A questão da utilidade então sempre vem acompanhando meus projetos e resolvi dá-la um pouco mais de atenção.

O papel do seu negócio frente à sociedade é uma questão a ser acompanhada com atenção e muito carinho. Ter uma visão global de uma empresa instalada física ou virtualmente precisar de, digamos, um espelho diante de si mesmo para observar o retorno de sua imagem, enxergar o que ela representa em um contexto global e sua real utilidade.

Antes de entrar no mérito do que se esta fabricando e qual a importância disso para as pessoas, é fundamental saber qual a importância de sua empresa frente aos grupos sociais e até entre os seus concorrentes.

A sustentação de sua marca na vida corporativa na esfera social depende de suas relações com clientes, fornecedores e parceiros. Administrar esse comportamento -sustentar a marca – requer responsabilidade.

Afinal, o seu negócio leva seu nome, contrata pais de família e foi concebido com recursos e muito suor seu eu e de seus sócios. Mas o que as pessoas esperam, e o que é realmente importante para a imagem do seu negócio é a uniformidade e a autenticidade.

UNIFORMIDADE E AUTENTICIDADE

Estas palavras mágicas adotadas por todos da sua equipe – uniformidade e autenticidade – vão ditar como o seu negocio é visto pelo mercado. É a partir de suas ações que o mundo dirá para os seus pares se seu negócio é bom, útil, digno de confiança.

Alguém pode questionar que sua empresa ousa muito, corre riscos e está sempre perto do perigo. Mas não são esses os alimentadores dos resultados? Ou seria mais provável ficar na zona confortável e fechar o balanço sempre no empate? Ou apostar para ganhar e aumentar o movimento? Para qualquer tipo de comportamento que você escolher, você irá encontrar um público; mas ele deverá saber que você está sendo autêntico e que você sempre irá seguir esta mesma linha. As pessoas ficam confortáveis com o que é previsível.

É excelente constatar que uma empresa cresce a cada ano, aplica em ações certeiras e multiplica seus investimentos. Por outro lado, é digna de aplausos a empresa que amargou prejuízos conseguiu se reerguer.

Mas é fato: tanto aquela que ganhou como a que perdeu adotaram ações semelhantes. Ambas propuseram atitudes criativas, seguiram metas e aplicaram suas técnicas de desenvolvimento. Porém, por algum erro no meio no caminho, uma cartada fora de hora ou uma operação mal organizada, resultou no feito mal sucedido.

O que acontece com sua empresa virá à tona e é de interesse para todo o mercado. Por isso, manter um perfil de crescimento é uma imagem desejável. Seja errando ou acertando a visão desejável de sua empresa é de continuidade, sempre firme diante dos desafios, conseguir se adaptar às situações de extremos e planejar o futuro. Com responsabilidade e produto útil, é claro.

Thiago de la Torre de Carvalho – Empresário, especialista em estratégias de marketing.

Share: