Valor da gasolina mais barato no Brasil

113
0
Share:

RIO DE JANEIRO (BDCi) – O governo federal diminuiu em quatro centavos a cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre a gasolina.
A medida foi anunciada nesta terça-feira (27) no Diário Oficial da União. O peso da Cide na gasolina cai de R$ 0,230 para R$ 0,192 por litro do combustível, uma diminuição de 16,3%. Segundo especialistas, o preço da gasolina ao consumidor não deve diminuir na mesma proporção.
Até os distribuidores admitem que o custo do combustível só diminui nas bombas se a Petrobras reduzir o custo na refinaria. Procurada pelo GLOBO, a Petrobras informou que não vai comentar sua política de preços.
O presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes, Alísio Vaz, informou ao GLOBO que a diminuição da Cide vai, na prática, servir para impedir novos aumentos dos preços da gasolina ao consumidor.
Essa medida era esperada para que não houvesse aumento de preços para o consumidor a partir do dia 1º de outubro. A redução vai garantir que, na passagem de 25% para 20% de etanol anidro na gasolina, não haverá impacto de preço pro consumidor – diz Vaz.
Para o especialista Adriano Pires, sócio-diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, essa redução no tributo não será repassada às bombas de postos de combustíveis
Isso porque a redução no tributo acontece em um momento em que a Petrobras aumenta a importação de gasolina para atender à demanda interna.
Com a disparada do dólar, a Petrobras ficou cada vez mais esmagada por custos maiores para importar gasolina sem fazer repasses proporcionais na revenda do produto às distribuidoras.
“Com a desvalorização cambial e a continuidade do aumento de consumo da gasolina, estava ficando insuportável. O governo abriu mão do imposto para melhorar o caixa da Petrobras” disse Pires.

Por: Janete Weinstein
Fonte: O Globo
Foto: meionorte.com
27 de setembro de 2011
2:07 p.m. PDT

Share:

Leave a reply