Vereador Paulista apresenta projeto lei SAMUV para ajudar cães e gatos

341
0
Share:

(BDCi) –A cidade de São Paulo poderá ser a primeira cidade do país a disponibilizar do Serviço de Atendimento Médico Móvel de Urgência Veterinário para socorrer cachorros e gatos.

O projeto de lei foi apresentado pelo Vereador Nelo Rodolfo do PMDB, que além de propor o serviço móvel, quer também um programa de visitas aos bairros com as unidades móveis em que moradores poderão levar seus animais para castração. Os veículos terão vermifugação, vacinação e primeiros socorros. Além de contar com uma equipe formada por cirurgião, anestesista, assistente, motorista e educador.

“Quase toda residência tem um cachorro. Seria uma forma mais digna de atender os animais” disse Rodolfo.

O tópico se espalhou rapidamente na internet, e de acordo com a pesquisa feita pelo BDCi News, os internautas concordam com o projeto.

“A castração é fundamental pra EVITAR a quantidade de cães nas ruas e esses maus tratos todos. Seria algo como “medicina veterinária preventiva”. O Samu, entretanto, é pra amparar imediatamente os que sofrem em estado de urgência e emergência” disse a internauta Manuela Raya.

O projeto tem o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo e do Hospital Veterinário da Universidade de São Paulo (USP), que fará a gestão do primeiro SAMUV, com os estudantes e residentes.

Para que seja aprovada, a proposta precisa ainda passar por várias comissões, como Constituição e Justiça, Saúde, Finanças e Orçamento.

Aqui nos Estados Unidos já existem várias ONGs que oferecem o serviço de castração gratuito, além de ser obrigatório registrar e castrar seu animalzinho junto ao departamento de controle de animais.  Caso o dono, não registre e for pego pelo controle de animais sem a identificação do bichinho, uma multa é aplicada e caso a infração se repita a pessoa pode ser até ser presa.

 

 

 

Share:

Leave a reply