Visita do 14 Dalai Lama ao Sul da California

120
0
Share:

SAN DIEGO,CA (BDCi) – Sua Santidade o 14 Dalai Lama visitou nesta última quarta-feira a cidade de San Diego, a primeira de suas cinco paradas no Sul da California. A visita teve como intenção promover o simpósio“Compaixão Sem Fronteiras”.

Três das principais universidades da cidade se organizaram para que o líder religioso falasse com crianças, jovens e adultos que lotaram a arena do RICMA (UCSD) e do Pavilhão Jenny Craig (USD).

Na coletiva a imprensa, ele frisou a importância do respeito mútuo, principalmente entre as grandes nações mundiais. “A compaixão não pode ser limitado à jurisdições e sim estendida a pessoas que não fazem parte do nosso cotidiano. Ele disse ainda que temos que investir nesta nova geração para que formemos líderes com uma visão espiritual do mundo e não com uma visão materialista“.

Já ao público de aproximadamente 4000 pessoas que lotou a arena do RICMA, ele falou sobre como o aquecimento global e a globalização estão afetando a humanidade.

Entre uma resposta e outra no painel de discussão promovido pela UCSD, Dalai Lama de maneira bastante descontraída, inseria suas mensagens em cada resposta aos ouvintes, “pessoas do mundo inteiro deveriam tentar promover tolerância, paz e respeito ao meio ambiente. Isto é algo sério, muito sério….este lindo planeta foi criado por Deus, e é errado explorá-lo ao máximo sem se preocupar com as consequências. “

Os pesquisadores Dr. Richard Somerville e Dr. V. Ramanathan, que fizeram parte do painel acrescentaram que a economia e o ambiente não são pautas para estarem competindo nas agendas dos líderes políticos. “ Temos que trabalhar paralelamente e não em competição. As pessoas tem que cobrar dos políticos uma atenção diferenciada ao nosso planeta. A mudança climática está acontecendo agora, temos que agir agora!“.

Dentre as várias mensagens deixadas pelo líder religioso, ele frisou a importância de não se apegar a bens materiais e ter compaixão pelo próximo. “ Uma bela casa e um salário maravilhoso não podem ser considerados o significado da vida“, disse Dalai Lama.

Ele acrescentou um conselho de um monge do século VII : “ Se um problema tiver solução, não se preocupe. Se um problema não tiver solução, não se estresse e com um sorriso disse: não tem solução, não tem solução!“.

Os ingressos para as palestras foram à venda em fevereiro, e em menos de uma hora estavam completamente esgotados.

Sua Santidade continua com as suas palestras em território americano até o final do mês de abril, de onde depois segue para o Canadá.

Por Janete Weinstein
Editado por Ubiratã Farias e Cibele Clark
Fotos Roberta Ernandes
19 de abril de 2012
9:56 a.m. PST

Share:

Leave a reply