Vulcão chileno gera caos na aviação

143
0
Share:

(BDCi) – As cinzas expelidas pelo vulcão Puyehue, no Chile, provocam problemas no tráfego aéreo internacional. Pelo menos 8 países já têm o espaço aéreo afetado e milhares de pessoas foram impedidas de seguir viagem. Nesta segunda-feira (13), centenas de voos domésticos foram cancelados na Austrália, Nova Zelândia, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru e Argentina.

O vulcão Puyehue começou a expelir cinzas no sábado, no sul do Chile. As equipes de socorro fecharam estradas e retiraram moradores de áreas próximas.

As nuvens decorrentes de cinzas vulcânicas representam um alto risco à aviação, especialmente nas operações de subida e descida da aeronave. O contato com a fumaça vinda de vulcões é danoso aos motores do avião, que podem deixar de funcionar com o acúmulo de resíduo orgânico.

A orientação para evitar voos em áreas afetadas pela atividade vulcânica tem precedentes em casos de aviões que quase caíram por panes relacionadas à nuvem de cinzas. Em um dos incidentes, ocorrido há cerca de 20 anos, os dois motores de um Boeing deixaram de funcionar quando a aeronave sobrevoava uma área próxima a um vulcão.

De acordo com os especialistas, da mesma forma que é difícil prever todos os terremotos, determinar como uma nuvem de partículas irá se comportar também pode ser uma tarefa árdua. A reação do dióxido de enxofre com a água poderá, no pior dos casos, causar um pouco de chuva ácida.

By: Adrianna Lobo
Source: CNN
June 13th, 2011

Share:

Leave a reply